Este Blog insere-se na disciplina de Área de Projecto, e tem como objectivo divulgar as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Somos alunos da Escola Secundária de Seia e pretendemos alertar a população para a necessidade de as cidades se tornarem mais amigas do ambiente.

domingo, 10 de maio de 2009

Nova tecnologia promete conversão fácil de CO2 em combustível

Um novo processo catalítico consegue gerar reacções químicas necessárias para transformar o dióxido de carbono em combustível líquido de uma forma economicamente viável. Esta será também uma forma inovadora de reduzir as emissões de CO2.

A empresa responsável pelo seu desenvolvimento, a Carbon Sciences Inc., desenvolveu um sistema que utiliza moléculas orgânicas em vez dos habituais zinco ou ouro e afirmou a compatibilidade da sua tecnologia com a produção de gasolina em refinarias petrolíferas já existentes.
Segundo o presidente da Carbon Sciences, Derek McLeish, a tecnologia de conversão de CO2 utilizada pela sua empresa está perfeitamente adaptada às actuais infraestruturas de produção e de distribuição de combustíveis sem a necessidade de quaisquer conversões, podendo ser facilmente reproduzida em grande escala.
O petróleo em bruto é formado por uma mistura complexa de estruturas moleculares que através de processos térmicos sucessivos vai sendo transformada em diferentes produtos – gasolina, gasóleo, combustível de avião, diluentes, ceras, etc.
A transformação de CO2 em combustíveis não é, contudo, novidade. Uma das versões mais antigas deste processo foi inventada na Alemanha durante os anos 20.
Mas nestes processos são consumidas grandes quantidades de energia para gerar temperaturas e pressões capazes de superar o elevado nível de estabilidade do carbono.
Segundo a empresa, as moléculas desenvolvidas pela Carbon Sciences são recicláveis e possuem reduzidos custos de produção, permitindo igualmente que a catálise ocorra as baixas temperaturas e pressões, e precisando por isso de muito menos energia do que outras abordagens.
Devemos pensar se esta é uma solução que interessa à humanidade e não ao apenas a certos interesses económicos. Não se deveria cortar o mal pela raiz e abolir os combustíveis fósseis de vez?
Fonte: Museu da electricidade (adaptado)

0 comentários:

Imagens

Área de Projecto
2008/2009

 
© 2007 Template feito por Templates para Você