Este Blog insere-se na disciplina de Área de Projecto, e tem como objectivo divulgar as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Somos alunos da Escola Secundária de Seia e pretendemos alertar a população para a necessidade de as cidades se tornarem mais amigas do ambiente.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Combustíveis: Qualidade Vs Preço ?

O presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) , Virgílio Constantino explicou que "o combustível é vendido mais barato porque é um produto base sem qualquer aditivo, estando tecnologicamente ultrapassado há décadas e desfasado das exigências tecnológicas dos motores fabricados hoje".
Explica ainda, "os combustíveis de marca resultam de uma investigação tecnológica constante, que passa pela incorporação de aditivos para que protejam o motor e desenvolvam maior potência com menor consumo e maior respeito pelo ambiente, cumprindo todas as directivas comunitárias em vigor".
Virgílio Constantino não só garante que "a qualidade do combustível de marca branca à venda nos hipermercados não é comparável à qualidade dos combustíveis de marca", como defende mesmo que a utilização dos combustíveis de marca branca "tem elevados prejuízos para o ambiente" e "um maior custo de oficina", com consequências na reparação dos automóveis. "O consumidor nunca saberá qual o impacto do combustível na duração do motor do seu automóvel", assegura.
Contudo, fonte do sector contraria a visão de Virgílio Constantino e classifica até as suas declarações de "perigosas". E explica: "Não se pode dizer que os combustíveis dos postos dos hipermercados são de qualidade inferior à dos outros, atendendo a que todos provêm do mesmo fornecedor, as refinarias da Galp de Sines ou de Matosinhos".
A diferença, acrescenta, é que os combustíveis de marca branca vão directamente da refinaria para os postos de abastecimento, "não tendo os aditivos que as marcas lhes acrescentam". O que não significa, sublinha, que não cumpram integralmente com as regras e os trâmites legais.
O certo é que os combustíveis de marca branca conquistaram já uma quota de mercado que ronda os 30%. O que não será de admirar, atendendo a que oferecem um desconto médio de 10 cêntimos por litro, o que, num depósito cheio, pode representar uma poupança de cinco euros.
Será esta uma tentativa de tentar minorar o poder crescente no mercado de combustíveis dos produtos de marca branca ou um alerta verdadeiro ?

Fonte: DN (adaptado e com supressões)

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