Este Blog insere-se na disciplina de Área de Projecto, e tem como objectivo divulgar as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Somos alunos da Escola Secundária de Seia e pretendemos alertar a população para a necessidade de as cidades se tornarem mais amigas do ambiente.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sustentabilidade nas cidades: Porque não?

Tornar as nossas cidades sustentáveis e amigas do ambiente é um processo político se repercute na gestão urbana e que requer planeamento e «uma série de instrumentos orientados para as dimensões ecológica, social e económica».


Existem alguns passos primordiais para se tornar uma cidade mais sustentável:
- o mais importante, «melhorar as acessibilidades urbanas», tornando-as «sustentáveis» - é uma etapa essencial para a melhoria global do ambiente urbano e a manutenção da viabilidade económica e energética das cidades.

- apostar na melhoria dos transportes colectivos, especialmente os de superfície. Segundo a ONU, «o futuro dos transportes passa pela superfície», o que não quer dizer que se pare de investir nos transportes subterrâneos. É, isso sim, obrigatório que todos estes transportes sejam eficientes e nunca podem competir no mesmo espaço.
- dar prioridade aos meios de transporte ecológicos, através da construção de ecovias (pistas cicláveis e percursos pedestres);

- apostar numa política educativa e de sensibilização logo desde o início da escolaridade - porque é de pequenino que se incutem novos hábitos e esses hábitos podem ser transmitidos em pouco tempo às famílias.
- apostar na separação de lixo e na reciclagem, uma vantagem não só no âmbito ambiental como no energético, uma vez que este processo também economiza energia.

Em suma, tornar uma cidade sustentável é um processo que «assenta na criatividade e na mudança e põe em causa a acção tradicional das autoridades, procurando novas competências e relações organizativas e institucionais», porque «a cidade nunca é um problema, a cidade é uma solução».

Estas medidas juntam-se a outras outras atitudes a tomar por parte dos cidadãos, nomeadamente no que diz respeito a uma mudança global dos hábitos e das rotinas diárias, de modo a que se tornem mais sustentáveis: afinal de contas, a mudança deve partir de cada um e só depois das entidades oficiais: «é como um jogo; quem começa é a comunidade, e é esta que passa "a palavra" ao poder local». Por isso, não te esqueças , também tu podes ajudar neste processo, basta que apenas mudes algumas atitudes!...
(Imagem: Parque da Cidade, Porto)

0 comentários:

Imagens

Área de Projecto
2008/2009

 
© 2007 Template feito por Templates para Você