Este Blog insere-se na disciplina de Área de Projecto, e tem como objectivo divulgar as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Somos alunos da Escola Secundária de Seia e pretendemos alertar a população para a necessidade de as cidades se tornarem mais amigas do ambiente.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Pegada Ecológica e as Cidades



A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. Por outras palavras, a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza” , em média, para se sustentar.
Cada tipo de consumo é convertido, por meio de tabelas específicas, numa área medida em hectares. Além disso, é preciso incluir as áreas usadas para receber os detritos e resíduos gerados e reservar uma quantidade de terra e água para a própria natureza, ou seja, para os animais, as plantas e os ecossistemas onde vivem, garantindo a manutenção da biodiversidade.

Composição da Pegada Ecológica


TERRA BIOPRODUTIVA: Terra para colheita, pastoreio, corte de madeira e outras actividades de grande impacto.

MAR BIOPRODUTIVO: Área necessária para pesca e extractivismo.

TERRA DE ENERGIA: Área de florestas e mar necessária para a absorção de emissões de carbono.

TERRA CONSTRUÍDA: Área para casas, construções, estradas e infra-estrutura.

TERRA DE BIODIVERSIDADE: Áreas de terra e água destinadas à preservação da biodiversidade.

De um modo geral, as sociedades altamente industrializadas, “usam” mais espaços do que os membros de culturas ou sociedades menos industrializadas.
Tendo ao dispor uma maior quantidade de bens e serviços, as populações das cidades têm uma maior tendência para-os consumirem, reflectindo-se esse consumo muitas vezes exagerado, num impacto significativo por todo o mundo. Por isso, os cidadãos das cidades possuem uma pegada ecológica maior.

Como a produção de bens e consumo tem aumentado significativamente, o espaço físico terrestre disponível já não é suficiente para nos sustentar no elevado padrão actual.
Para assegurar a existência das condições favoráveis à vida precisamos viver de acordo com a “capacidade” do planeta, ou seja, de acordo com o que a Terra pode fornecer e não com o que gostaríamos que ela fornecesse.

3 comentários:

Henesneto disse...

Eu penso que este blog está muito bem estruturado e bastante bem trabalhado e aborda um assunto muito importantes. Aconselho ainda os autores a lerem um livro "Como arrefecer o planeta" De João Lin Yun, que é bastante interessante e esclarecedor sobre o tema. Bom trabalho e continuem assim!

Anónimo disse...

obrigado pelo comment!
Vamos continuar certamente.
Obrigado também pela sugestão!


Admin

Anónimo disse...

Está óptimo, muito bem explicado! Obrigada, ajudaram-me no trabalho de biologia

Imagens

Área de Projecto
2008/2009

 
© 2007 Template feito por Templates para Você