De 4 a 7 de Junho de 2009, visite a Exponor para encontrar as soluções em produtos, equipamentos e serviços de Ambiente, Energia e Sustentabilidade.
Dados do estudo “O sector do ambiente em Portugal”, do Instituto para a Qualidade na Formação, relacionam a evolução do sector do ambiente ao fenómeno do consumo ecológico, ou procura verde. Cada vez mais o consumidor final equaciona o impacte ambiental dos produtos na sua decisão de compra.
Este fenómeno induziu as empresas a tornar os seus produtos mais amigos do ambiente, potenciou fortemente o desenvolvimento do sector ambiental e o surgimento de novas empresas direccionadas para a apresentação de soluções ecológicas.
A própria actuação das empresas face à diminuição do seu impacto ambiental tem sofrido alterações. No estudo elaborado pelo IQF é apontada uma reorientação do investimento feito pelas empresas: às soluções que procuram remediar o impacto criado (soluções em fim de linha) juntam-se agora as soluções que procuram minimizar o impacto ambiental criado ao longo de todo o processo produtivo.
A própria motivação para a adopção de soluções ambientais já não circula unicamente no campo das exigências do consumidor. As empresas aperceberam-se dos claros benefícios da opção pela via ecológica, ao nível da poupança de recursos, do aumento na eficiência produtiva, do relacionamento com a comunidade, entre outras vantagens.
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