Este Blog insere-se na disciplina de Área de Projecto, e tem como objectivo divulgar as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Somos alunos da Escola Secundária de Seia e pretendemos alertar a população para a necessidade de as cidades se tornarem mais amigas do ambiente.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Estudo Empírico: Resultados (parte I)

"Ficha Técnica"

O inquérito realizado pela turma 12º C da Escola Secundária de Seia foi realizado no âmbito do trabalho de projecto desenvolvido na disciplina de AP e distribuído a uma amostra de 280 pessoas (52% pertencentes ao sexo masculino e 48% ao sexo feminino), todas elas residentes no concelho de Seia e com idade superior a 13 anos, entre os dias 5 e 16 de Março de 2009. O inquérito foi composto por três partes: uma de identificação, outra de conhecimentos e outra de opinião, num total de 39 questões.

Extracto digital do inquérito da turma.

Distribuição da amostra segundo a variável Género.

O nosso grupo elaborou e analisou seis questões do total do inquérito, uma das quais pertencente à aplicação de conhecimentos (questão 19), sendo as restantes pertencentes ao grupo de “Opiniões e comportamentos” (questões 32, 35, 36, 37 e 38). A divulgação dos resultados será realizada em duas partes.

Questão 19

Esta questão foi constituída por seis alíneas relacionadas com os temas “sustentabilidade energética” e “energia nuclear”– cada uma das alíneas era constituída por uma afirmação que os inquiridos deveriam considerar como verdadeira ou falsa.

NOTA: nas tabelas referentes à questão 19 a percentagem relativa à opção correcta aparece a verde, enquanto que a percentagem relativa à opção errada aparece a vermelho.


a) “A energia nuclear é uma energia limpa, barata e de fácil aproveitamento.”
Resposta correcta: Falso


b) “A radiação proveniente de um desastre nuclear é prejudicial à vida humana."

Resposta correcta: Verdadeiro


c) “Sustentabilidade energética é um conceito directamente relacionado com o uso desregrado da energia.”
Resposta correcta: Falso


d) “Uma das desvantagens da energia nuclear é a existência de reservas reduzidas de urânio.”
Resposta correcta: Falso


e) “O termo «sustentabilidade energética» está estritamente relacionado com o sector energético e ambiental, não podendo ser interligado com qualquer outra área.”
Resposta correcta: Falso


f) “Uma gestão sustentada dos recursos é possível mantendo a situação actual em termos de utilização de energia.”
Resposta correcta: Falso


A ordem correcta seria então Falso – Verdadeiro – Falso – Falso – Falso – Falso.

Analisando sinteticamente os resultados obtidos podemos concluir que em todas as alíneas a opção correcta é a mais seleccionada. A alínea b) é aquela onde foi dado um maior número de respostas correctas (86,3% dos inquiridos que responderam a esta alínea escolheram a opção “Verdadeiro”); em sentido contrário, as alíneas onde a discrepância entre a resposta correcta e a errada é menor são a c) e a d) (apenas 55,1% e 57,7% de respostas correctas, respectivamente). A alínea onde houve um maior número de “respostas em branco” foi a alínea c), em que 8,6% dos inquiridos não responderam, contrastando com a alínea anterior onde a percentagem de inquiridos que não respondeu se cifrou apenas nos 2,1%.

Seguidamente, passaremos a analisar as questões referentes ao grupo “Opiniões e comportamentos”.

Questão 32

Questão de resposta fechada, cujas únicas opções eram "Sim", "Não" ou "Não Sei". A pergunta era a seguinte: “Na sua opinião, acha que em Portugal se estão a desenvolver as medidas necessárias para tornar o nosso país energeticamente sustentável e independente?”
Resultado da questão 32.

Como se pode observar no gráfico acima representado, o parâmetro “Não” é escolhido por 45,6% dos inquiridos, superando o “Sim” com 30,7%, revelando assim que grande parte dos inquiridos considera que em Portugal não se estão a tomar as medidas necessárias para tornar o país mais sustentável. Ainda nesta mesma questão 23,7% dos inquiridos escolheu a opção “Não sei” revelando a sua indecisão sobre este assunto.

Questão 35

Esta questão foi dividida em quatro alíneas, quatro passos para tornar mais sustentável o dia-a-dia das pessoas. Consoante a sua disponibilidade, os inquiridos deveriam responder “Sim”, “Talvez” ou “Não”.

NOTA: nas tabelas referentes à questão 35 a percentagem relativa à opção “Sim” aparece a verde, a percentagem relativa à opção “Talvez” aparece a laranja e a percentagem relativa à opção “Não” aparece a vermelho.

a) “Adquirir uma viatura híbrida, mais amiga do ambiente.”


b) “No caso de possuir uma viatura, praticar uma condução sustentável.”


c) “Instalar novos sistemas energéticos em casa.”


d) “Passar a utilizar os transportes colectivos para se deslocar ao trabalho.”


Passando em revista os resultados das quatro alíneas, dá para perceber que o passo que os inquiridos mais estão disponíveis para dar é o correspondente à alínea b), “praticar uma condução sustentável”: 57,3% dos inquiridos responde “sim”, talvez por ser esta a acção mais fácil de concretizar. Uma boa parte dos inquiridos é também favorável à instalação de novos sistemas energéticos, mais sustentáveis: 40,8% respondem “sim” e 39,3% respondem “talvez”.

Nas restantes alíneas nota-se uma maior reticência: na alínea a), 49,1% dos inquiridos responde “talvez”, percentagem bem maior que as de respostas nas opções “sim” e “não”. Já a acção “utilizar os transportes colectivos para se deslocar ao trabalho” é aquela em que menos os inquiridos se disponibilizam, o que se torna compreensível tendo em conta a situação do nosso concelho no que toca à rede de transportes colectivos (esse aspecto será mencionado na parte II da divulgação dos resultados): 36,2% dos inquiridos responde “não”, enquanto que apenas 29,6% dizem estar disponíveis para utilizar o transporte público, claramente a menor percentagem favorável de entre as quatro alíneas.

Infelizmente, nem sempre as respostas obtidas reflectem realmente o estado de espírito da generalidade das pessoas, uma vez que é mais fácil dizer que fazer: muitas vezes, apesar de se dizerem disponíveis, muitas pessoas não tomam essas atitudes em conta e continuam a praticar o mesmo modo de vida desregrado… :(

(Continua…)

0 comentários:

Imagens

Área de Projecto
2008/2009

 
© 2007 Template feito por Templates para Você