Este Blog insere-se na disciplina de Área de Projecto, e tem como objectivo divulgar as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Somos alunos da Escola Secundária de Seia e pretendemos alertar a população para a necessidade de as cidades se tornarem mais amigas do ambiente.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Energia Nuclear

Quando a energia nuclear foi descoberta, durante o século XX, a história da Humanidade mudou completamente. No início, este tipo de energia era visto como uma potencial fonte energética para a Humanidade.
No entanto, rapidamente foi associada ao fabrico de potenciais armas de destruição maciça com capacidade para eliminar a própria Civilização Humana. Na Terra, a radioactividade encontra-se presente desde a sua formação, podendo ter origem natural (como por exemplo a radiação cósmica, radiação na comida e água) e origem antrópica (medicina, acidentes em reactores nucleares). Efectivamente, a radioactividade é um fenómeno que ocorre quando o núcleo de um átomo muda espontaneamente de natureza, emitindo assim partículas de radiação ionizante. A esta radiação chamamos energia nuclear que é a energia libertada durante a fusão ou cisão do núcleo atómico.

Utilização da Energia Nuclear

A energia nuclear é utilizada como uma fonte de energia, pois tem a capacidade de gerar calor, movimento ou electricidade. Por exemplo, durante a cisão do Urânio-235 libertam-se grandes quantidades de energia sob a forma de calor. Este calor será posteriormente utilizado para provocar a vaporização da água, sendo o vapor usado na produção de electricidade. A utilização desta fonte tem crescido dia-a-dia pois esta é uma das alternativas aos combustíveis fosseis que menos poluem o meio ambiente. Hoje em dia, a cisão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear, sendo uma prática usual em centenas de centrais nucleares espalhadas pelo mundo.


Vantagens:

>Não contribui para o efeito de estufa
>Não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para as suas instalações;
>Pouco impacto sobre a biosfera;
>Obtenção de grandes quantidades de energia e grande disponibilidade de combustível;
>A quantidade de resíduos radioactivos gerados é compacta
>O risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao petróleo.

Desvantagens:

>É mais cara quando comparada às demais fontes de energia;
>Os resíduos produzidos emitem radioactividade durante muitos anos;
>Dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;
>Pode interferir com ecossistemas;
>Alto risco de acidente na central nuclear.
>O risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao petróleo.


Energia nuclear vs. Combustíveis fósseis

Nos últimos tempos muito tem sido falada a possibilidade da instalação de centrais nucleares em Portugal, de modo a fazer diminuir a dependência energética criada pelos combustíveis fósseis. Num contraponto entre os dois tipos de energia podemos retirar que a energia nuclear acaba por ser uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, por três razões principais: polui menos, produz grandes quantidades de energia e possui recursos/reservas muito maiores na Natureza que os combustíveis fósseis. Em termos de energia criada consegue inclusive suplantar as Energias Renováveis; no entanto, os dois grandes senãos deste tipo de energia e que funcionam como entrave à sua utilização são o elevado custo de manutenção e o elevado índice de radioactividade dos resíduos, que pode interferir com a saúde humana.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Petróleo

O petróleo é de entre os combustíveis fósseis o mais utilizado. É uma substância oleosa geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração variável, podendo apresentar-se sendo incolor ou com coloração verde, castanha ou preta. É muito inflamável, daí a sua enorme utilização principalmente em termos energéticos (combustíveis, etc.). É uma das maiores fontes de poluição atmosférica e motivo de disputas económicas.


Constituição:

O petróleo é constituído por uma mistura complexa de hidrocarbonetos que derivam da parte lipídica da matéria orgânica, que se encontra facilmente em algas, grãos de pólen e especialmente no plâncton. Contém também em menores quantidades iões metálicos e oxigénio.

Utilizações:

O petróleo é a maior fonte de energia mundial na actualidade. As suas principais aplicações são:
- Combustível (gasolina, GPL, diesel/gasóleo, combustíveis de aviação, querosene);
- Gás Natural;
- Alcatrão e outros produtos asfálticos;
- Ceras parafínicas e microcristalinas;
- Medicamentos;
- Plásticos;
- Naftas petroquímicas;
- Benzinas.

Vantagens e Desvantagens:




domingo, 18 de janeiro de 2009

Carvão





O carvão é uma substância de coloração negra e de firme consistência, amplamente utilizada como combustível. É vital para muitas indústrias modernas, sendo ainda utilizado como principal fonte energética em alguns países em desenvolvimento. Foi o combustível utilizado na Revolução Industrial principalmente na indústria metalúrgica, metalomecânica e até no aquecimento doméstico.
Segundo a visão tradicional, os depósitos carboníferos formaram-se a partir de restos de plantas acumuladas em pântanos, que se decompuseram, fazendo surgir as camadas de turfa.
Um dos processos que leva à formação do carvão é a Incarbonizacão. Consoante o grau de evolução, formam-se assim diferentes carvões, tais como:
· a lignite, em que a estrutura fibrosa dos vegetais ainda é visível e que se desgasta rapidamente, pode incendiar-se espontaneamente e tem baixo valor calorífico;
· o carvão betuminoso, o tipo mais comum, transformado frequentemente em coque e utilizado também em centrais termoeléctricas, tem amplo emprego industrial;
· a antracite, um carvão lustroso, de combustão lenta, excelente para uso doméstico.

Na caracterização dos carvões, além das propriedades químicas e físicas, como cor, brilho, densidade, dureza, é vulgar a determinação da relação entre a quantidade de substâncias voláteis e a de carbono total.
Analisando a imagem constatamos que a constituição dos vários tipos de carvão é a seguinte:

Vantagens e desvantagens

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Gás Natural


O Gás Natural resulta da decomposição de sedimentos orgânicos de origem vegetal e animal, acumulados ao longo de milhares de anos em jazidas naturais subterrâneas. É destas bolsas que o Gás Natural é extraído e transportado até ao utilizador final, sendo consumido sem passar por qualquer processo de transformação.


O Gás Natural é o combustível fóssil mais limpo e da sua combustão resultam menores quantidades de óxidos de enxofre e de azoto (responsáveis pelas chuvas ácidas), bem como de dióxido de carbono, que está na origem do efeito de estufa.

Vantagens e desvantagens

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Sustentabilidade Energética



Sustentabilidade energética é a utilização ponderada dos recursos energéticos pela sociedade de a modo satisfazer as suas carências na actualidade, mas que não degrade a biodiversidade e os ecossistemas naturais.
A exploração sustentada destes recursos torna-se crucial para assegurar o desenvolvimento de todas as sociedades e permitir a satisfação das necessidades das gerações presentes e das gerações futuras.

Uma exploração sustentada dos recursos tem como principal medida a adopção dos recursos energéticos renováveis como fontes de energia considerável. Estes recursos são a “salvação” da sociedade, em parte pelas vantagens que oferecem. No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas que ajudam a manter esta sustentabilidade:
- Aumento do tempo de duração dos recursos não renováveis, através da redução do consumo, reciclagem e utilização de substitutos;
- Adopção de outros tipos de energia, como a nuclear, que possui grandes reservas e polui menos;
- Redução dos impactes ambientais negativos que resultam da exploração de recursos geológicos e energéticos.

Em suma, para que se consiga um desenvolvimento sustentável é necessária uma união entre o sector económico, a sociedade e o ambiente.



sábado, 10 de janeiro de 2009

Seia

Seia é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, Região Centro e sub-região da Serra da Estrela, com cerca de 6 923 habitantes (dados de 2001). É a maior cidade da sub-região da Serra da Estrela. É segunda maior cidade do Distrito da Guarda, pertencendo à "área metropolitana" de Viseu; é sede de um município com 435,92 km² de área e 28 145 habitantes (dados de 2001), dividido em 29 freguesias. Neste município está localizado o ponto mais alto de Portugal continental, a Torre, na Serra da Estrela, com 1.991 metros de altitude. Os principais atractivos desta cidade (fundada em 3 de Julho de 1986) são a Serra da Estrela e o Museu do Pão.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Apresentação


Saudações!

Em nome do grupo 5 desejo a todos os nossos vistantes um bom ano de 2009!
O nosso blog está ainda em fase experimental, e este é um dos nossos primeiros posts, por isso tem como principal objectivo apresentar o grupo e o projecto a que nos propomos.

Imagens

Área de Projecto
2008/2009

 
© 2007 Template feito por Templates para Você