Este Blog insere-se na disciplina de Área de Projecto, e tem como objectivo divulgar as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Somos alunos da Escola Secundária de Seia e pretendemos alertar a população para a necessidade de as cidades se tornarem mais amigas do ambiente.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Energia Nuclear

Quando a energia nuclear foi descoberta, durante o século XX, a história da Humanidade mudou completamente. No início, este tipo de energia era visto como uma potencial fonte energética para a Humanidade.
No entanto, rapidamente foi associada ao fabrico de potenciais armas de destruição maciça com capacidade para eliminar a própria Civilização Humana. Na Terra, a radioactividade encontra-se presente desde a sua formação, podendo ter origem natural (como por exemplo a radiação cósmica, radiação na comida e água) e origem antrópica (medicina, acidentes em reactores nucleares). Efectivamente, a radioactividade é um fenómeno que ocorre quando o núcleo de um átomo muda espontaneamente de natureza, emitindo assim partículas de radiação ionizante. A esta radiação chamamos energia nuclear que é a energia libertada durante a fusão ou cisão do núcleo atómico.

Utilização da Energia Nuclear

A energia nuclear é utilizada como uma fonte de energia, pois tem a capacidade de gerar calor, movimento ou electricidade. Por exemplo, durante a cisão do Urânio-235 libertam-se grandes quantidades de energia sob a forma de calor. Este calor será posteriormente utilizado para provocar a vaporização da água, sendo o vapor usado na produção de electricidade. A utilização desta fonte tem crescido dia-a-dia pois esta é uma das alternativas aos combustíveis fosseis que menos poluem o meio ambiente. Hoje em dia, a cisão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear, sendo uma prática usual em centenas de centrais nucleares espalhadas pelo mundo.


Vantagens:

>Não contribui para o efeito de estufa
>Não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para as suas instalações;
>Pouco impacto sobre a biosfera;
>Obtenção de grandes quantidades de energia e grande disponibilidade de combustível;
>A quantidade de resíduos radioactivos gerados é compacta
>O risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao petróleo.

Desvantagens:

>É mais cara quando comparada às demais fontes de energia;
>Os resíduos produzidos emitem radioactividade durante muitos anos;
>Dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;
>Pode interferir com ecossistemas;
>Alto risco de acidente na central nuclear.
>O risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao petróleo.


Energia nuclear vs. Combustíveis fósseis

Nos últimos tempos muito tem sido falada a possibilidade da instalação de centrais nucleares em Portugal, de modo a fazer diminuir a dependência energética criada pelos combustíveis fósseis. Num contraponto entre os dois tipos de energia podemos retirar que a energia nuclear acaba por ser uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, por três razões principais: polui menos, produz grandes quantidades de energia e possui recursos/reservas muito maiores na Natureza que os combustíveis fósseis. Em termos de energia criada consegue inclusive suplantar as Energias Renováveis; no entanto, os dois grandes senãos deste tipo de energia e que funcionam como entrave à sua utilização são o elevado custo de manutenção e o elevado índice de radioactividade dos resíduos, que pode interferir com a saúde humana.

1 comentários:

pamf disse...

gostava de ver outras energias mais utilizadas em Portugal.
energia solar, eolica, hidrica..

mas...... bom post

Imagens

Área de Projecto
2008/2009

 
© 2007 Template feito por Templates para Você