Este Blog insere-se na disciplina de Área de Projecto, e tem como objectivo divulgar as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Somos alunos da Escola Secundária de Seia e pretendemos alertar a população para a necessidade de as cidades se tornarem mais amigas do ambiente.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Carvão





O carvão é uma substância de coloração negra e de firme consistência, amplamente utilizada como combustível. É vital para muitas indústrias modernas, sendo ainda utilizado como principal fonte energética em alguns países em desenvolvimento. Foi o combustível utilizado na Revolução Industrial principalmente na indústria metalúrgica, metalomecânica e até no aquecimento doméstico.
Segundo a visão tradicional, os depósitos carboníferos formaram-se a partir de restos de plantas acumuladas em pântanos, que se decompuseram, fazendo surgir as camadas de turfa.
Um dos processos que leva à formação do carvão é a Incarbonizacão. Consoante o grau de evolução, formam-se assim diferentes carvões, tais como:
· a lignite, em que a estrutura fibrosa dos vegetais ainda é visível e que se desgasta rapidamente, pode incendiar-se espontaneamente e tem baixo valor calorífico;
· o carvão betuminoso, o tipo mais comum, transformado frequentemente em coque e utilizado também em centrais termoeléctricas, tem amplo emprego industrial;
· a antracite, um carvão lustroso, de combustão lenta, excelente para uso doméstico.

Na caracterização dos carvões, além das propriedades químicas e físicas, como cor, brilho, densidade, dureza, é vulgar a determinação da relação entre a quantidade de substâncias voláteis e a de carbono total.
Analisando a imagem constatamos que a constituição dos vários tipos de carvão é a seguinte:

Vantagens e desvantagens

0 comentários:

Imagens

Área de Projecto
2008/2009

 
© 2007 Template feito por Templates para Você