Este Blog insere-se na disciplina de Área de Projecto, e tem como objectivo divulgar as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Somos alunos da Escola Secundária de Seia e pretendemos alertar a população para a necessidade de as cidades se tornarem mais amigas do ambiente.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Apresentação Pública no CISE
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quarta-feira, 20 de maio de 2009
Cogeração: Alternativa sustentável
Um método para se conseguir aumentar a eficiência do processo é através da Cogeração de Energia Eléctrica e Calor, em que mais de 4/5 da energia do combustível é convertida em energia utilizável, resultando em benefícios financeiros e ambientais.
A Cogeração pode ser então definida como um processo de produção e exploração consecutiva (e simultânea) de duas fontes de energia, eléctrica (ou mecânica) e térmica, a partir de um sistema que utiliza o mesmo combustível permitindo a optimização e o acréscimo de eficiência nos sistemas de conversão e utilização de energia.
A energia térmica proveniente de uma instalação de cogeração pode, neste caso, ser utilizada para produzir frio, através de um ciclo de absorção. Este processo “alargado” de Cogeração é conhecido por Trigeração ou produção combinada de electricidade, calor e frio.
A Cogeração é um processo de produção de energia muito eficiente, possibilitando uma série de benefícios. A nível local, pode reduzir significativamente a factura energética do utilizador, enquanto que a um nível global reduz o consumo das reservas de combustíveis fósseis, conduzindo a uma redução significativa do impacto ambiental do uso destes mesmos combustíveis.
Substituindo o combustível fóssil pelo calor que normalmente é dissipado no processo de geração de energia, este sistema tem uma eficiência três, ou até mesmo quatro vezes superior ao convencional. Pode aplicar-se à indústria e aos edifícios onda há necessidades de energia eléctrica e energia térmica e, usualmente, em situações em que o número de horas anuais de operação seja superior a 4.500 horas.
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quinta-feira, 14 de maio de 2009
Representação de uma cidade sustentável
Tal como delineado no Plano de Actividades para este ano lectivo, na disciplina de Área-de-Projecto, o nosso grupo está a elaborar um modelo sustentável de cidade, sobre o qual publicamos agora as seguintes imagens.
Piscinas
Barragem
Postado por Ricardo Conde 0 comentários
Marcadores: Sustentabilidade Energética
domingo, 10 de maio de 2009
Nova tecnologia promete conversão fácil de CO2 em combustível
A empresa responsável pelo seu desenvolvimento, a Carbon Sciences Inc., desenvolveu um sistema que utiliza moléculas orgânicas em vez dos habituais zinco ou ouro e afirmou a compatibilidade da sua tecnologia com a produção de gasolina em refinarias petrolíferas já existentes.
Segundo o presidente da Carbon Sciences, Derek McLeish, a tecnologia de conversão de CO2 utilizada pela sua empresa está perfeitamente adaptada às actuais infraestruturas de produção e de distribuição de combustíveis sem a necessidade de quaisquer conversões, podendo ser facilmente reproduzida em grande escala.
O petróleo em bruto é formado por uma mistura complexa de estruturas moleculares que através de processos térmicos sucessivos vai sendo transformada em diferentes produtos – gasolina, gasóleo, combustível de avião, diluentes, ceras, etc.
A transformação de CO2 em combustíveis não é, contudo, novidade. Uma das versões mais antigas deste processo foi inventada na Alemanha durante os anos 20.
Segundo a empresa, as moléculas desenvolvidas pela Carbon Sciences são recicláveis e possuem reduzidos custos de produção, permitindo igualmente que a catálise ocorra as baixas temperaturas e pressões, e precisando por isso de muito menos energia do que outras abordagens.
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quarta-feira, 6 de maio de 2009
Reservas de petróleo da Galp conseguem abastecer o mercado nacional durante 21 anos
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sexta-feira, 1 de maio de 2009
Combustíveis: Qualidade Vs Preço ?
Explica ainda, "os combustíveis de marca resultam de uma investigação tecnológica constante, que passa pela incorporação de aditivos para que protejam o motor e desenvolvam maior potência com menor consumo e maior respeito pelo ambiente, cumprindo todas as directivas comunitárias em vigor".
Virgílio Constantino não só garante que "a qualidade do combustível de marca branca à venda nos hipermercados não é comparável à qualidade dos combustíveis de marca", como defende mesmo que a utilização dos combustíveis de marca branca "tem elevados prejuízos para o ambiente" e "um maior custo de oficina", com consequências na reparação dos automóveis. "O consumidor nunca saberá qual o impacto do combustível na duração do motor do seu automóvel", assegura.
Contudo, fonte do sector contraria a visão de Virgílio Constantino e classifica até as suas declarações de "perigosas". E explica: "Não se pode dizer que os combustíveis dos postos dos hipermercados são de qualidade inferior à dos outros, atendendo a que todos provêm do mesmo fornecedor, as refinarias da Galp de Sines ou de Matosinhos".
A diferença, acrescenta, é que os combustíveis de marca branca vão directamente da refinaria para os postos de abastecimento, "não tendo os aditivos que as marcas lhes acrescentam". O que não significa, sublinha, que não cumpram integralmente com as regras e os trâmites legais.
O certo é que os combustíveis de marca branca conquistaram já uma quota de mercado que ronda os 30%. O que não será de admirar, atendendo a que oferecem um desconto médio de 10 cêntimos por litro, o que, num depósito cheio, pode representar uma poupança de cinco euros.
Será esta uma tentativa de tentar minorar o poder crescente no mercado de combustíveis dos produtos de marca branca ou um alerta verdadeiro ?
Fonte: DN (adaptado e com supressões)
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2008/2009